São Bartolomeu /

UM POUCO DA HISTÓRIA DE S. BARTOMOLEU:

São Bartolomeu é um bairro português do concelho de Coimbra e paróquia da Diocese de Coimbra, com 0,17 km² de área e 627 habitantes (2011). Densidade: 3 688,2 hab/km². É o menor bairro da cidade de Coimbra.

Enquadra-se no concelho e distrito de Coimbra, numa zona predominantemente urbana, possuindo um território bastante reduzido de unicamente 0,2Km2 e com uma população residente que ronda os 627 habitantes, segundo o censos de 2011.

Foi uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Sé Nova, Santa Cruz e Almedina, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu).

S. Bartolomeu, abrange sobretudo a designada Baixa da urbe coimbrã confina a norte com a freguesia de Santa Cruz, a este com a da Sé Nova, a sudeste com de Almedina e a sul e a oeste com de Santa Clara. É no emaranhado de ruas, ruelas, becos e travessas da Baixinha, onde predomina a função comercial, que se desenvolve a maior parte da freguesia de S. Bartolomeu, conferindo-lhe um aspeto muito peculiar. Destaca-se neste espaço a praça Velha ou do Comércio, anteriormente denominada por praça de S. Bartolomeu, que se desenvolve entre a igreja românica de S. Tiago que remonta ao século XII e o templo religioso barroco de S. Bartolomeu atribuível ao século XVIII.

Em S. Bartolomeu constam as seguintes artérias: adro de Baixo, adro de Cima, arco de Almedina, avenida Emídio Navarro, avenida Fernão de Magalhães, azinhaga Pitourra, beco Adelino Veiga, beco da Boa União, beco das Canivetas, beco de Santa Maria, beco do Forno, beco do Romal, beco dos Esteireiros, beco dos Prazeres, escadas de São Bartolomeu, escadas de São Tiago, largo da Fornalhinha, largo da Freiria, largo da Maracha, largo da Portagem, largo da Sota, largo das Ameias, largo do Paço do Conde, largo do Poço, largo do Romal, ponte de Santa Clara, praça do Comércio, rua Adelino Veiga, rua António Granjo, rua Corpo de Deus, rua da Fornalhinha, rua da Gala, rua da Louça, rua da Sota, rua das Azeiteiras, rua das Padeiras, rua das Rãs, rua de Sargento-Mor, rua do Almoxarife, rua do Colégio Novo, rua do Corvo, rua do Poço, rua dos Esteireiros, rua dos Gatos, rua Eduardo Coelho, rua Ferreira Borges, rua Paço do Conde, rua Simão de Évora, rua Velha, rua Visconde da Luz, terreiro do Mendonça, travessa Adelino Veiga, travessa da Rua Velha, travessa da Sota, travessa das Canivetas, travessa do Paço do Conde e travessa dos Gatos.