União das Freguesias de Coimbra associa-se ao movimento #tech4COVID19 e lança Student Keep

A União das Freguesias de Coimbra associa-se ao movimento #tech4COVID19 e lança plataforma para congregar quem quer ajudar alunos sem acesso ao ensino à distância e esses alunos.

A plataforma Student Keep (http://www.studentkeep.org/) procura combater o problema da desigualdade no acesso à Educação, agravado pela suspensão das aulas presenciais devido à pandemia Covid-19.

Destinado a ajudar os alunos que não têm acesso a computador e/ou a internet e que por isso não conseguem acompanhar as atividades escolares propostas pelos professores que tentam lecionar à distância.

Esta plataforma vai permitir quantificar quantos alunos não têm acesso a um computador ou a internet no seu domicílio e ao mesmo tempo angariar e disponibilizar equipamento informático para esses alunos.

O equipamento é obtido através de um sistema de apadrinhamento através do qual pessoas individuais ou coletivas se tornam Keepers, disponibilizando temporariamente ou permanentemente equipamento informático.

A plataforma Student Keep (http://www.studentkeep.org/) está dividida em duas parte: Uma área destinada a quem precisa de ajuda, onde se identifica e sinaliza o que precisa e outra parte para quem quer ajudar disponibilizando o que pode dar ou emprestar.

Declaração de João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra: “Temos de nos reinventar. Ao perceber que muitos dos alunos da nossa freguesia não tinham os meios para poder ter aulas em casa contactei o movimento #tech4COVID19 que responderam logo ao repto e conceberam esta plataforma. E são mais alunos do que poderíamos pensar à partida. Num levantamento rápido que fizemos às nossas escolas, por exemplo no 1ª ciclo, os números são preocupantes: 2/3 não têm computador para ter aulas e 1/3 não tem acesso à internet. O Student Keep pode minorar esse hiato entre quem tem e quem não tem.
É uma plataforma, não para nós na União das Freguesias de Coimbra, mas para todo o território nacional. Todos podem e devem participar.”

A plataforma já se encontro online em http://www.studentkeep.org/