(RE)viver

Preservar e transmitir às gerações mais novas as tradições, a gastronomia, as dançares e cantares da região e as artes e ofícios da região é o principal objetivo da iniciativa “(RE)viver”.

A organização pertence à União de Freguesias de Coimbra que encontrou no Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC) o parceiro ideal para a sua concretização. Esta iniciativa decorre no fim de semana de 8 e 9 de setembro no Parque Dr. Manuel Braga, cuja decoração remete os visitantes para a recriação do ambiente da cidade nos finais do século XIX. 
A decoração será feita com recursos a aspetos relativos ao final daquele século e onde não faltarão os carros de bois, as tendas, as bicicletas pasteleiras e os pipos, bem como os participantes estarão vestidos com fatos que se usavam naquela época. No evento, está mesmo prevista uma zona dedicada ao Mercado de Ofícios e Artesanato. Um espaço onde, para além do oleiro, sapateiro e ferreiro, haverá ainda um espaço dedicado à mulher e às suas vivências no mercado rural.
Mercado de Frutas, Legumes, Cereais e Flores e zona de Taberna, com espaço para as refeições, são outras das apostas de um evento que conta com área dedicada aos brinquedos e jogos tradicionais. A animação do recinto estará a cargo da Tuna Souselense; Associação Salatina – Gaita de Foles e Concertinas; Ateneu de Coimbra com a gaita de foles e fantoches e o grupo organizador (GERC).
“(RE)viver” será, desta forma, um evento para todas as idades, com a organização – que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Águas de Coimbra e Associação Salatina – a promover no dia 8 de setembro (sábado) um almoço intergeracional gratuito para os moradores desta freguesia.

A inscrição é obrigatória e deve ser feita até ao próximo dia 3 de setembro na sede da União de Freguesias de Coimbra e nas delegações (Santa Cruz, Almedina, S. Bartolomeu e Pedrulha). 

Programa e participantes

Mercado Frutas, Legumes, Cereais e Flores
Rancho Típico de Vila Nova – Cernache
Grupo Regional de Danças e Cantares do Mondego
Associação Heranças do Passado
Rancho Típico Os “Barqueiros do Mondego”
Rancho Folclórico “As Paliteiras de Chelo”
Tabernas
Grupo Etnográfico da Região de Coimbra
Grupo Regional de Danças e Cantares do Mondego
Rancho Típico Os “Barqueiros do Mondego”
Jogos Tradicionais, Populares e Brinquedos
Grupo Etnográfico da Região de Coimbra
Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro
Mercado de Costumes
Associação Heranças do Passado
Carlos Tomás
Rancho Típico Os “Barqueiros do Mondego”
Alcide – Franjadeira
Carlos – Cesteiro
Palitos do Concelho de Penacova
Representações Etnográficas e musicais
Animação musical taberna
Grupo Etnográfico da Região de Coimbra
Animação Musical
Tuna Souselense
Associação Salatina
Fado ao Centro
Grupo Xamaril
Representação etnográfica
Rancho Típico Os “Barqueiros do Mondego”
Rancho Folclórico e Etnográfico do Zagalho e Vale do Conde
Sábado, dia 8 de setembro
10H00 – Xamaril
13h00 – Almoço intergeracional da União das Freguesias de Coimbra
16h00 – Animação de taberna
20H00 – Fado ao Centro
Domingo, dia 9 de setembro
12H00 – Associação Salatina
16H00 – Desfolhada
17H00- Tuna Souselense
Decorrerá durante o evento um espaço de jogos tradicionais e brinquedos, bem como demonstrações de lavadeiras, serradores, meninos da escola, artesãos e outros costumes do antigamente.
no image

Sem comentários

Comments are closed.